Perguntas mais freqüentes

Qual é o formato do implante Bicon?
O implante Bicon é um projeto de implante com paralelizadores e barbatanas ou platôs. O desenho em barbatana adiciona pelo menos 30% mais de área de superfície do que um implante de parafuso de mesmo tamanho. As barbatanas proporcionam, também, resistência direta às forças verticais de oclusão. Os implantes e abutments do sistema são feitos de liga de titânio Ti6Al4V

Que tamanhos de implantes Bicon oferece?
O implante Bicon está disponível em quatro comprimentos de 5.7, 8.0, 11.0 e 14.0 mm e cinco diâmetros de 3.5, 4.0, 4.5, 5.0 e 6.0 mm. Devido à maior área de superfície proporcionada pelo desenho em barbatana, implantes mais curtos podem ser usados rotineiramente. Por exemplo, o uso de um implante de 5.0 x 8.0 mm é suficiente para dar apoio a qualquer dente da arcada dentária.

Quais são os revestimentos de superfície? Que revestimento devo escolher?
Todos os implantes são feitos de liga cirúrgica de titânio (Ti6Al4V). Desde 1985, todos os implantes foram jateados e passivados em solução de ácido nítrico. Os implantes estão disponíveis em óxido de titânio (sem cobertura), com spray de plasma de titânio (TPS) e em hidroxiapatita (HA). A opção de revestimento é uma questão de preferência pessoal, pois todos os revestimentos são usados com sucesso pelos clínicos em todo o mundo. O revestimento TPS proporciona uma área de superfície maior para o implante permitindo maior contato do osso com o implante. O HA ajuda a pôr em movimento o processo de integração e, em geral, é recomendado para uso em osso de baixa qualidade.

Como o implante deve ser colocado?
O implante Bicon é projetado para ser colocado de modo que o topo do implante esteja 5.0 mm abaixo da crista gengival. Esta disposição é particularmente importante para áreas estéticas.

Como o abutment liga-se ao implante?
O abutment Bicon liga-se ao implante por meio de um locking taper de 1.5 grau. O locking taper, conhecido também como fricção, é um princípio de engenharia bem conhecido, usado para juntar duas peças de material semelhante ao metal. Um locking taper é formado por um pilar com paralelizadores de 1.5 grau que se encaixa em cavidade correspondente com paralelizadores de 1.5 grau. Quando é aplicada uma força leve ao abutment, o pilar do abutment e a cavidade do implante se tornam unos. A conexão do locking taper proporciona um selamento bacterial na interface implante-abutment. Outras aplicações que utilizam locking taper são implantes ortopédicos de quadril e o torno de laboratório que se usa cotidianamente.

Quais os tamanhos e tipos de abutment que Bicon oferece?
Bicon oferece abutments para restaurações de coroa e de dentadura. Nessas duas categorias, os abutments estão disponíveis em comprimentos, diâmetros, angulações e diâmetros de pilares diferentes. A opção por diâmetro de pilar, 2,0 e 3,0 mm, depende do diâmetro do implante a ser instalado. Para a listagem completa de abutments, consulte nosso catálogo online.

O que é um abutment provisório?
Um abutment provisório ajuda na cicatrização, formação e manutenção do tecido mole sobre o implante. Durante a técnica em um estágio, o abutment provisório é colocado no implante e ajuda a formar o sulco gengival durante a integração do implante. Ou, alguns dentistas que usam a técnica de dois estágios optam por colocar o abutment provisório em lugar do abutment final no momento da exposição do implante. Após a maturação do tecido mole, o dentista deve remover o abutment provisório e colocar o final.

O que é um cuff de emergência? Quando e como eu uso um cuff de emergência?
Um cuff de emergência é um anel protético plástico, colocado sobre o abutment permanente para manter o sulco gengival adequado. Um cuff de emergência pode ser usado isoladamente, em áreas não estéticas, ou pode atuar como terço apical de uma coroa provisória. Para atender às necessidades de uma situação clínica particular, o cuff de emergência pode ser remodelado. Para os abutments comuns Bicon, o cuff de emergência é retido com cimento. E, para um novo Sistema de Abutment Stealth com ombro, o cuff de emergência é encaixado no lugar.

Que tipo de material de moldagem os clínicos Bicon usam para abutments sem ombro?
O material de moldagem recomendado é hidrocolóide. Entretanto, os clínicos podem usar o material que consideram o melhor.

Que tipo de cimento deve ser usado para restaurações de coroas?
Qualquer cimento dentário pode ser usado para prender uma coroa em um abutment permanente. Aconselhamos o uso de cimento de união quando se cimentam coroas de cerâmica pura. Em nossas instalações de treinamento, usamos o cimento DiamondLink™ para coroas de cerâmica pura.

Como removo um pilar do abutment que já foi introduzido em um implante?
Para remover um abutment usando fórceps, segure o abutment com uma redução definida e aplique um movimento simultâneo de torcer e puxar para liberar o abutment do implante. Alternativamente, um abutment pode ser removido de um implante com o uso de fórceps e um instrumento para bater como um martelo ou outro fórceps. Após prender o abutment com o fórceps, aplique uma força de batida no cabo do fórceps, afastando-se e aproximando-se do longo eixo do implante. Essa técnica será especialmente vantajosa para a remoção de um abutment em implante recentemente integrado.

Qual é a diferença entre um abutment o-ring e um bola para restaurações de dentaduras?
A diferença entre um abutment o-ring e um bola é o diâmetro do attachment macho no abutment. O abutment o-ring tem um attachment de 2.0 mm de diâmetro e o bola tem attachment de 4.0 mm. O abutment o-ring tem uso mais flexível pois está disponível em angulação de 0 e 15 graus, enquanto o bola está disponível apenas em angulação de 0 grau.

Quanto tempo deve levar para o implante se integrar?
Após a colocação do implante, o processo de osseointegração pode durar de dois a seis meses. Em determinadas situações clínicas, como em casos de enxertos ou com ossos de má qualidade, o tempo de integração pode chegar a um ano.

Existem benefícios para a técnica em um estágio?
As principais vantagens da técnica em um estágio são a preservação das papilas dentárias e a formação em tempo hábil do sulco gengival durante a integração do implante. Com a técnica em um estágio, não há necessidade de cirurgia no momento da colocação do abutment final. Isso elimina a necessidade de anestesia e suturas. Entretanto, com o uso da técnica em um estágio, atenção especial deve ser dada para evitar movimentação do implante em integração pela língua, pelo bolo alimentar ou por prótese removível.

Pode o implante Bicon ser usado como alternativa para o tratamento de canal radicular?
SIM! Nem todos os dentes são bons candidatos para tratamento de canal radicular. Nas situações em que não vale a pena salvar os dentes, o implante Bicon deve ser considerado. Os tratamentos de canal radicular são suscetíveis a cáries e freqüentemente fazem com que o paciente seja submetido a processo doloroso e custoso (cf. alongamento da coroa). O fator custo para salvar um dente durante tratamento dentário pode exceder o da colocação de um implante e a fabricação da coroa. Isso não significa que não se deve fazer tratamentos de canal radicular, mas que os implantes devem ser considerados como tratamento alternativo.


Que tipos de porcelana devem ser usados com munhão de óxido de alumínio?
Os dois tipos de porcelana usados no desenvolvimento deste novo abutment e munhão de óxido de alumínio foram Cerabien™ por Noritake e Allceram™ por Degussa-Ney. Consulte o fabricante da sua porcelana sobre o uso de determinada porcelana com munhão de óxido de alumínio.

Qual é o fator de expansão do munhão?
AL2 O3 25 graus C. a 500 graus C. 7 x 10 ^ -6/C
25 graus C. a 800 graus C. 8 x 10 ^ -6/C

Que cimento deve ser usado para uma coroa de cerâmica pura com munhão Bicon?
Aconselha-se o uso de cimento. Os clínicos Bicon preferem Diamond Link™ sistema universal de união dental. Você pode fazer seus pedidos diretamente para Bicon.

Como o meu técnico de laboratório deve trabalhar, se couber, o munhão de óxido de alumínio antes de vazar a porcelana?
Os técnicos de laboratório da Bicon colocaram o munhão de óxido de alumínio em um limpador ultra-sônico com água destilada antes de vazar a porcelana.

Como eu recorto o munhão de óxido de alumínio se for necessário?
Coloque o munhão de óxido de alumínio em um Abutment Stealth com ombro preso a um segurador preparador de abutment Bicon (peça nº 260-101-390). Em seguida, usando uma roda de disco diamantado em um recortador de modelo, corte o munhão conforme necessário.

Para que servem as duas linhas do Abutment Stealth com ombro que se encontram a meio caminho da extremidade oclusal?
As linhas ou indentações proporcionam o mecanismo de fechamento para o cuff de emergência de encaixe. Se necessário, a indentação pode ser polida quando se assenta um modelo de metal dental.

Posso fazer uma moldagem direta do Abutment Stealth com ombro?
Sim. Pode ser feita moldagem direta do Abutment Stealth com ombro. Entretanto, há necessidade de maior cuidado para prender a borda subgengival do que se você fosse usar munhão acrílico e cuff de emergência.

Que tipo de material de moldagem os clínicos Bicon usam para munhão acrílico e cuff de emergência?
O material de moldagem recomendado é o Impregum. Você pode vê-lo sendo usado no Vídeo Novas Técnicas (peça nº 260-102-109). Se não assistiu a esse vídeo, entre em contato com Bicon ou visite esta página para solicitar sua cópia gratuita.

Por que este sistema de Abutment Stealth com ombro diminuirá o uso de abutments angulados?

Como o Abutment Stealth com ombro Bicon tem tamanho menor do que os sem ombro para restauração com retenção de cimento, as correções das angulações podem ser conseguidas na prótese em vez de no abutment.

Qual é a colocação ideal do ombro no Abutment Stealth com ombro?
A colocação ideal é ter o ombro do abutment 1,5 mm abaixo da crista de tecido mole.

Como fazer a remoção do cimento subgengivalmente?
Deve-se tomar cuidado para evitar excesso de cimento subgengival. O uso de lubrificante, como vaselina, na parte externa da coroa antes do assentamento, facilitará isso para você. Também, como os pilares do abutment Bicon apresentam a possibilidade de posicionamento universal de 360º, torna-se prática a cimentação extra-oral.

O Abutment Stealth com ombro pode ser modificado?

Sim. Entretanto, se for feita moldagem indireta, o análogo e o munhão também precisarão ser modificados.

O Abutment Stealth com ombro pode ser usado para a restauração de todos os dentes? Centrais? Laterais? Pré-molares? Molares?
Sim. Qualquer dente que possa acomodar um diâmetro cervical de 5,0 mm pode ser substituído por Abutment Stealth com ombro. Se for necessário um diâmetro menor, o abutment universal com ombro ou os abutments originais sem ombro para restauração com retenção de cimento devem ser usados.

De que material é feito o abutment?

Os Abutments Stealth com ombro são feitos de liga cirúrgica de titânio (Ti6Al4V). É o mesmo material usado para todos os demais abutments e implantes Bicon.