Técnica de Estabilização e Função Imediata

Protocolo para Técnica de Estabilização e Função Imediata:

A técnica de Estabilização e Função Imediata é um tratamento previsível independentemente da qualidade do osso ou da estabilidade inicial do implante na osteotomia. O único critério para o sucesso deste tratamento (além das técnicas comuns de colocação de implante) é a estabilização protética no consultório do implante com prótese provisória. A prótese deve ser estabilizada com sua união aos dentes adjacentes ou a outros implantes durante o período de osseointegração. Uma relação estreita de trabalho entre o cirurgião e o dentista restaurador deve estar presente para o tratamento bem-sucedido com um paciente obediente que monitorará e tentará preservar a imobilidade da prótese provisória.

 

Materiais

• Implantes com cobertura de HA (recomendado)
• Abutments stealth com ombro
• Munhões acrílicos altos e curtos
• Guia formado a vácuo da prótese provisória pretendida
• Materiais de união da coroa provisória
• Resina composta da coroa provisória: Integrity por Dentsply e/ou DiamondCrown™ por DRM
• Fita de reforço Keflar (desnecessária se for usado material Integrity ou DiamondCrown™ em volume suficiente)

 

Técnica de Estabilização e Função Imediata

1. Extraia o dente e/ou prepare a osteotomia da forma convencional.

2. Antes de preparar a osteotomia, trate com ácido e prepare os dentes adjacentes ou coroas para união.

3. Insira o implante adequado de modo que fique pelo menos 5,0 mm abaixo da crista gengival.

4. Use o medidor de profundidade do ombro para determinar a correta altura do abutment com ombro a ser usado. Os abutments com ombro de 5.0 x 4.0 mm ou os de 4.0 x 3.5 mm comumente são abutments mais adequados a serem utilizados neste procedimento. Se ocorrer contração do tecido durante a fase de cicatrização, um abutment com ombro de altura menor pode ser usado para a prótese final com a margem subgengival.

5. Escolha a largura adequada do abutment com ombro com base na anatomia das papilas interdentais. Abutments e munhões acrílicos devem ter largura suficiente para suportar as papilas interdentais sem invadi-las.

6. Com base nas considerações espaciais anatômicas monte um munhão acrílico curto ou alto extra-oralmente no abutment.

7. Coloque o abutment com ombro selecionado no implante com pressão digital apenas para a fabricação de prótese provisória de estabilização.

8. Injete o material da coroa provisória em torno da borda incisal dos munhões acrílicos fazendo um pilar ou ponte de acrílicoentre os dentes adjacentes.

9. Coloque uma fibra de reforço como a “Connect” por Kerr na parte lingual do guia de modo que a prótese provisória fique mais forte e apresente maior área de superfície para ligação com os dentes adjacentes. A fita de reforço comumente não é necessária se for usado volume suficiente de Integrity ou DiamondCrown™ para a prótese provisória.

10. Coloque material de coroa provisória na metade oclusal do guia formado a vácuo e insira o guia sobre munhões acrílicos e pilar intra-oralmente para formar a prótese provisória.

11. Remova o guia e dê polimento à prótese provisória deixando as extensões linguais.

12. Coloque as próteses provisórias polidas no abutment para confirmar o assentamento e a oclusão. (Comumente, não há necessidade de cimento entre a prótese e os abutments, uma vez que a prótese provisória se encaixa nos abutments).

13. Una a prótese provisória aos dentes adjacentes de modo seguro para estabilizar a restauração provisória. Alternativamente, se for tomado cuidado a prótese pode ser unida diretamente nos dentes adjacentes sem ser removida para polimento, principalmente se for usado DiamondCrown™ como veneer sobre os dentes adjacentes.

14. IMPORTANTE: Advirta o paciente que é de importância fundamental que NÃO haja movimentação da prótese provisória unida. Faça o paciente retornar para nova união, se for percebido qualquer movimento da prótese provisória.

15. Após um mínimo de 10 semanas de cicatrização, a prótese provisória pode ser removida e os implantes podem ser restaurados da forma pretendida.

16. Restaurações finais e radiografia dos Abutment Coroa Integrados.