Referência: Pilar de 2.0 mm Quebrado

Página 1 | Página 2 | Página 3 | Página 4

O pilar de abutment Bicon de 2.0 mm vem sendo usado clinicamente desde 1985. A taxa relatada de fratura para restaurações posteriores únicas usando o pilar de 2.0 mm é de 0.5% ou de 1 em 200. Comumente quanto um pilar de abutment fratura, há fatores identificáveis de oclusão que contribuíram para a fadiga do metal. A colocação adequada de um implante e o projeto e fabricação convenientes de uma prótese são fundamentais para o sucesso a longo prazo de qualquer abutment. Embora os detratores da Bicon possam declarar que o pilar de abutment de 2,0 mm Bicon quebra freqüentemente, princípios geométricos básicos e o sucesso de longo prazo desse abutment desmentem essas acusações. Em 1997, Bicon introduziu um pilar de abutment de 3,0 mm para o qual jamais foi relatada fratura. A seguinte técnica ajudará o clínico se surgir a necessidade para remover um pilar de 2.0 mm fraturado.


Técnica de Remoção do Pilar de 2.0 mm Quebrado

1. Exponha toda a circunferência do implante com o pilar de abutment de 2.0 mm quebrado. Não tente remover o pilar de 2.0 mm se toda a circunferência não estiver visível.

2. Use duas brocas Great White nº1557 (260-155-7RL) para perfurar um orifício central com 3.0 mm de profundidade no pilar do abutment de 2.0 mm. Deve ser usada água em grande quantidade para evitar aquecimento. Coincidentemente, o fio cortante da broca nº1557 tem o comprimento do pilar no implante.

3. O espaço entre o fundo da cavidade do implante e o pilar de abutment de 2,0 mm fará com que o clínico sinta uma “entrada” semelhante a penetrar na câmara pulpar durante uma pulpotomia, assim que a base do pilar é cortada.

4. Após a penetração inicial, use uma broca redonda nº 4 com irrigação com muita água para aumentar a abertura e remover o restante do pilar de abutment de 2.0 mm. Se o pilar não se soltar durante a perfuração, pode ser removido com um dos diversos intrumentos dentais manuais.

 

Notas: Jamais houve relato de pilar de abutment de 3.0 mm quebrado.

Diferentemente dos orifícios rosqueados, se a cavidade do implante tiver que ser cortada, não haverá impacto negativo sobre a colocação subseqüente de um novo abutment.

 


Chaves para o sucesso

Antes da remoção de um pilar de 2.0 mm quebrado, avalie por que ele quebrou para evitar quebras futuras:
• Um implante com um pilar de 3.0 mm deveria ter sido usado.
• A plataforma oclusal era muito grande.
• Havia cantiléver na restauração.
• Contato oclusal excessivo seja inicialmente ou ao longo do tempo, ou inadvertidamente após a extração ou restauração de outros dentes.
• A prótese de overdenture era suportada pelo implante em vez de pelo tecido.

Página 1 | Página 2 | Página 3 | Página 4